quarta-feira, 9 de maio de 2012

Informação Chás - Curiosidades
História dos Chás

Diz a história que uma folha de chá abriu, pela primeira vez, há 5.000 anos atrás, na China, quando um imperador acidentalmente a colocou num pote de água a ferver. É só em 1560 que o chá sai do continente asiático para a velha Europa. Os portugueses foram os primeiros europeus a ter um contacto com o chá e graças ao avançado poder naval da altura, iniciam os primeiros tratados com o Oriente, exportando chá para os principais portos europeus. Apesar da Duquesa Ana ter criado, em Inglaterra, o “tradicional chá das 5” foi Portugal o grande responsável pela instituição desta cultura em Inglaterra. Apesar da expansão das conhecidas casa de chá esta bebida foi e continua a ser uma presença forte nas principais casas de café europeias.

O Chá Preto e o Chá Verde vêm da mesma planta.

Preto ou verde, o chá provém das folhas da camellia sinensis – planta originária da China e do Sudoeste Asiático. A diferença dos diversos tipos de chá está na sua fermentação e secagem das folhas...

O Chá é influenciado por uma série de factores como o clima, tipo de solo, altitude, época de colheita, modo de colheita, misturas e armazenamento. Estes factores acabam por influenciar o sabor e a qualidade do chá, possibilitando uma variedade de escolha extensa.
“O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores, raízes de chá, ou Camellia sinensis. Geralmente é preparada com água quente. Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação, e o contacto com outras ervas, especiarias e frutos” (Wikipédia, a enciclopédia livre: 2011).

        Segundo a mesma referência bibliográfica o chá é classificado em quatro grupos principais baseados no grau de oxidação:
  • Chá Branco: folhas jovens que não sofreram efeitos de oxidação;
  • Chá Preto: oxidação substancial. A tradução literal da palavra chinesa é chá vermelho, o que pode ser usado entre os fãs do chá;
  • Chá Verde: a oxidação é parada pela aplicação de calor;
  • Oolong: cuja oxidação é parada algures entre o chá verde e o chá preto.
Curiosidades

O Chá ajuda a manter a linha?

Sim, o chá tem zero calorias e é diurético devido à teofilina e à teobromina. É ainda uma boa escolha para hidratarmos o nosso organismo. Tem uma boa relação qualidade / preço e cria um ambiente de maior convívio social do que um copo de água.
 O Chá protege a saúde oral?

Sim, para além do chá ser uma bebida tradicionalmente apreciada sem açúcar, é uma fonte natural de flúor (0,2 a 0,3mg por chávena), que protege e fortalece os dentes. Por outro lado, o chá mata a bactéria responsável pelos depósitos de placa nos dentes. Beba chá e fará menos visitas ao dentista!

 O Chá tem Cafeína?

Não, a designação correcta é teína. Pode dizer-se que o chá tem uma reduzida quantidade de teína. Comparando uma chávena com chá e outra igual com café, a de chá só tem 40 a 50mg de teína enquanto a de café tem 70 a 130mg de cafeína. Mesmo assim, devido ao seu poder estimulante há quem prefira desteíná-lo.

Saiba como preparar chá sem teína:

Coloque as folhas de chá na água a ferver, após 30 segundos retire a água do bule, deixando apenas as folhas de chá. De seguida, coloque água quente nas folhas de chá sem teína e siga os procedimentos habituais. Se após a preparação do chá, o deixar em infusão durante uns 5 minutos, a acção da teína ficará também mais reduzida.
O Chá tem Sódio?

Não, o chá não contém sódio, pelo que é frequentemente aconselhado para acompanhar um regime alimentar sem sal.

O Chá e o vinho têm alguma semelhança?

Sim, tal como o vinho, o chá é rico em taninos presentes nos rebentos da planta do chá. De notar ainda, que além de antioxidantes os taninos reduzem a absorção da teína pelo organismo.

O Chá é rico em vitaminas?

Sim, o chá contém vitaminas A, B1, B2, C, E, K, P, e PP. Para além de vitaminas o chá tem um teor em minerais relativamente importante: Cálcio, Potássio, Magnésio, Fósforo e acima de tudo flúor.

É desaconselhável dar chá verde às crianças?

Não, é fortemente aconselhável. O Chá Verde não é enervante nem excitante, como o café, a sua acção é suave e prolongada. Previne as cáries dentárias e problemas digestivos. As crianças devem, no entanto, evitar beber o chá verde após a hora do almoço.

Para mais informações consultar:






Sem comentários:

Enviar um comentário